Cartão black: Realmente vale a pena? Saiba tudo sobre

Muito além de ter a cor preta, o Cartão black é capaz de nos chamar atenção por diversos fatores, principalmente quando levamos em consideração todos os benefícios que ele pode nos oferecer a partir do seu uso.

Sobre esses pontos positivos e tantos outros aspectos que costumam causar dúvidas com relação ao modelo, nós seguimos te respondendo logo abaixo. Confira:

O que é Cartão black?

É usada a denominação Cartão black para definir cartões que disponibilizam a função de crédito e são especificamente voltados para um público com maiores movimentações financeiras, possuindo uma renda mais alta.

Por conta disso, não é tão simples ter um cartão como esse, mas uma sequência de benefícios oferecidos faz com que se torne um constante objeto de desejo, ressaltando certa exclusividade destinada ao seu público alvo.

Pontos positivos:

Como ele é voltado para quem tem gastos expressivos na função crédito, é comum que o Cartão black ofereça também um programa de pontos diferenciado para quem o possui, dando um retorno maior aos seus usuários no que diz respeito a pontuação e até mesmo nas condições de reversão desses pontos.

Nesse sentido, um ponto em comum entre esses cartões é a possibilidade juntar mais milhas, uma ótima opção para quem gosta de viajar. Inclusive, para esse mesmo público, há benefícios como o acesso gratuito a Salas VIP em diversos aeroportos.

Retornando a questão das faturas mais altas, esses cartões costumam incentivar o consumo também por meio da oferta de cashback. Ou seja, parte do valor gasto voltará para sua conta como um dinheiro livre que poderá ser utilizado como preferir.

Outros benefícios incluem uma maior proteção para compras, descontos em estabelecimentos e seguros que podem ser adquiridos gratuitamente em alguns casos, a exemplo do seguro viagem.

Pontos negativos:

A dificuldade em ter acesso a esse tipo de cartão costuma ser o ponto mais negativo sobre eles, já que não é simples ter faturas tão elevadas de forma constante, o que acaba diminuindo muito as possibilidades de amplo acesso ao modelo. No entanto, vale frisar que é justamente a exclusividade que colabora para os benefícios oferecidos.


Em grande parte dos casos, esses cartões costumam ainda cobrar anuidade, ou seja, para que possa manter o acesso a um deles deve pagar um valor anual, o que pode pesar em alguns orçamentos. Contudo, cartões como o Inter Black não realizam a cobrança desse valor.

De forma menos comum, alguns cartões black não permitem a solicitação de um cartão adicional, ponto negativo para quem divide o uso com uma outra pessoa. Por isso, não deixe de verificar todos os detalhes antes de fazer o seu cartão.

Como conseguir o seu?

Conforme já mencionamos, para ter um cartão black é preciso fazer constantes movimentações financeiras e ter faturas altas, mas além disso você também pode fazer investimentos significativos no banco do qual deseja obter esse cartão, ponto que tende a ser considerado na análise do seu perfil.

Caso esteja de acordo com os pontos necessários, pode fazer uma solicitação direta com o seu banco pelo próprio aplicativo, sendo um processo simples e que não costuma ter um retorno tão demorado.

Outra situação ocorre quando você já possui um Cartão platinum. Nesses casos, os bancos tendem a oferecer a opção de upgrande automático para que mude para o uso do cartão black.

Melhores Cartões black

O Cartão black é uma modalidade ampla de cartão de crédito que tem crescido bastante, já sendo utilizada por grande parte dos bancos que conhecemos. Assim, cada um deles podem apresentar suas particularidades.

Considerando justamente os pontos individuais de cada cartão, podemos pensar em quais são os melhores deles. Nessa lista, estão cartões como os seguintes:

  • Cartão Santander Unlimited;
  • Cartão Inter Black;
  • Itaú Personnalité Mastercard Black;
  • Cartão C6 Carbon.