Construcard: Conheça o Cartão para Construções e reformas da Caixa

Querendo construir ou reformar mas percebe que as finanças não estão de acordo com o desejo? Foi pensando justamente nessa situação, que é mais comum do que imaginamos, que surgiu o Construcard, cartão sobre o qual te falamos melhor logo abaixo, tirando as possíveis dúvidas sobre. Confira:

O que é Construcard?

O Construcard é um cartão da Caixa que se caracteriza basicamente como um meio de obter os valores necessários para construções e reformas, facilitando muito a realização das mesmas e viabilizando, por muitos momentos, o alcance de sonhos.

Na prática, esse é um modelo de financiamento um pouco diferente daqueles com os quais já estamos mais acostumados, pois o cartão é utilizado em lojas como um cartão de crédito comum, já que o valor adquirido é disponibilizado nele como um limite.

No entanto, ao invés de pagar faturas mensais, deverá pagar mensalmente o valor referente ao financiamento, sendo ele debitado diretamente da sua conta corrente até que todo o valor possa ser devidamente quitado.

Qual o valor que o Construcard libera?

Os valores possíveis de liberação pelo Construcard variam bastante, mas o valor mínimo que pode conseguir é de R$1 mil, podendo até mesmo chegar a marca de R$180 mil, valor máximo que se é conhecido em relação ao projeto, ainda que a Caixa não tenha definido um teto para o mesmo.

O limite disponibilizado depende de alguns fatores, estando entre o principal deles seu histórico financeiro. Por isso, ter uma vida financeira ativa e ser um bom pagador conta muito para conseguir a liberação de um valor maior nessa modalidade.

E é claro, para a melhor organização das suas finanças, considere ainda que será preciso incluir nesse valor uma taxa de juros mensal que apresenta variação entre 1,40% e 1,85%, sendo fundamental entender e confirmar essa questão antes da assinatura de contrato.

Como conseguir o Construcard?

De forma geral, basta ter 18 anos ou mais e ser titular de uma conta corrente na Caixa para estar apto ao Construcard, podendo ser tanto pessoa física quanto jurídica. No entanto, na prática é interessante que corresponda também a outros critérios.

O primeiro ponto a ser mencionado é que, assim como vemos regularmente nas demais possibilidades de financiamento, ter o nome sujo pode sim impossibilitar que seja apto ou programa, visto que ele precisa ter uma garantia de que irá cumprir corretamente com os pagamentos.

Também é interessante que tenha uma boa renda financeira e faça movimentações constantes em sua conta, colaborando positivamente para a análise do seu perfil. No caso de aposentados, a possibilidade de aceite é muito boa, por exemplo.

Já para fazer a solicitação em si, basta ir até uma agência da Caixa em posse de documentos como RG, CPF, comprovantes de renda e de residência, além de documentações referentes ao imóvel a ser reformado.

Ou seja, não há como fazer o processo virtualmente, havendo nessa modalidade somente a opção de fazer uma simulação de valores no próprio site da Caixa.

Construcard: Vale a pena?

Mas, afinal, após conferir todas as principais informações sobre, será que realmente o Construcard vale a pena? Essa é uma resposta bem individual, mas vamos te ajudar a analisar esses pontos da melhor maneira.

Primeiro, considere a urgência da sua construção ou reforma e o valor que tem disponível para tal. Caso seja algo imprescindível no momento e não tenha verba o suficiente, o Construcard pode sim ser uma boa opção.

Em casos onde realmente já decidiu que vai recorrer ao banco para conseguir esses valores, o financiamento pode ser uma melhor opção quando comparado a empréstimos, ainda que tenha taxas de juros mais altas que financiamentos imobiliários no geral.

Também deve ser levado em consideração que o cartão não é aceito em qualquer estabelecimento, além de não funcionar para pagar servidores como pedreiros, então para isso precisará realmente ter um valor disponível em conta.