Como fazer o Cartão do SUS?

O SUS é um sistema de saúde que garante o acesso a esse direito por parte de todos os cidadãos, conforme instituído pela Constituição. Há apenas alguns detalhes que precisam ser ajustados para contar com esses benefícios, e isso inclui o devido cadastro no sistema.

Assim, confira logo abaixo Como fazer o Cartão do SUS e outras informações que serão igualmente úteis para o processo, olha só:

Como fazer o Cartão do SUS?

Atualmente, a única forma de fazer o seu Cartão do SUS é pessoalmente, visto que virtualmente o cartão só pode ser feito caso já tenha a versão física do mesmo. Diante disso, o primeiro será ir até a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.

Chegando lá, em posse dos documentos necessários, poderá iniciar o processo de cadastramento dos seus dados na base do SUS, o que irá gerar o cartão que poderá ser amplamente utilizado em todo o território nacional de forma gratuita.

Em alguns casos, como ocorre na cidade de Salvador, o mesmo processo pode ser feito também em Prefeituras Bairro.

O que é necessário para fazer o cartão do SUS?

Para estar apto a fazer o Cartão do SUS, basta ser um cidadão brasileiro com CPF ativo. Mas para efetivar a solicitação do mesmo na Secretaria de saúde do seu município, será preciso também estar em posse de determinados documentos.

As documentações são básicas e consistem apenas em:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento (para menores de 14 anos).

Já se está buscando o que é necessário para fazer a segunda via do cartão, saiba que o processo é bem mais simples e basta acessar o Portal cidadão e inserir os seus dados corretamente conforme solicitado.

Quanto tempo demora para ficar pronto o cartão do SUS?

A boa notícia é que, levando tudo corretamente até o local indicado na sua cidade, o seu Cartão do SUS fica pronto no mesmo dia e você já poderá levá-lo para casa sem que precise voltar ao local em outro momento para retirada.

Além disso, a partir desse momento você já estará em mãos do documento necessário para marcações de consultas e exames através do sistema público de saúde, fazendo com que esse acesso seja feito de forma gratuita. Aliás, também não há cobrança de valores para a emissão do cartão.